Você sabe o que é vigorexia?

01-vigorexia01

Basta olhar para bancas de jornal ou ligar a televisão que já nos deparamos com a cultura do corpo perfeito. A estética padronizada de um corpo com medidas e músculos ideais vem sendo cada vez mais valorizada, ignorando-se questões genéticas, saúde física e psicológica.

A insatisfação com a própria imagem e uma auto estima prejudicada levam pessoas a procurar cada vez mais clínicas de estética, de cirurgia plástica e academias. São pessoas buscando um idealismo projetivo sem levar em consideração os riscos à saúde física e emocional, adoecendo do ponto de vista psicológico e psiquiátrico, desenvolvendo sintomas como ansiedade, obsessão, compulsão, depressão, transtornos alimentares entre outros.

Um exemplo deste adoecimento está na Vigorexia, que é um transtorno mental também conhecido como Transtorno Dismórfico Muscular. Mais comum nos homens, os vigoréxicos, que se veem fracos e magros apesar de serem fortes e bem musculosos, o que os levam à prática exagerada de exercícios físicos diariamente para alcançarem mais massa e força muscular. Consequentemente criam novos hábitos e comportamentos no seu dia-a-dia, como muitas horas na academia “puxando ferro” e aumentando sempre a carga do peso, além das alterações alimentares com dieta constituída basicamente por proteínas, suplementos alimentares sem orientação adequada e

o pior, recorrem ao uso de esteróides e anabolizantes, o que é muito preocupante e danoso ao organismo. É o caso do cantor Netinho divulgado recentemente pela mídia, apresentando tumores hepáticos com graves complicações de saúde.

Deixe seu comentário